fonte

Quem são os filhos de Deus?



https://youtu.be/PcjSaFvgocY

A expressão "filhos de Deus" é hoje usada de forma genérica, mas se formos buscar na Bíblia descobriremos que existe uma distinção entre "criaturas de Deus" e "filhos de Deus". O evangelho de João explica quem são biblicamente considerados "filhos de Deus":

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam (receberam a Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". João 1

Esse tornar-se filho de Deus tem a ver com o nascer de novo, ou nascer do alto ou de Deus.

Mas a expressão "filhos de Deus" aparece primeiro em Gênesis 6 e nada tem a ver com pessoas nascidas de novo: "Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram... Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama".

Neste sentido seriam anjos, provavelmente anjos caídos, pelo que dá para ver em Jó 1: "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles" e no cap. 38 quando fala de um tempo antes da criação atual: "Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?"

Poderíamos chamar os "filhos de Deus" neste sentido de "extraterrestres", já que são anjos. Porém os "extraterrestres" que costumam causar sensação hoje eu creio que são os mesmos que visitaram este planeta há muito tempo e tentaram criar uma raça híbrida, uma das razões do posterior dilúvio.

Esses "extraterrestres" ou anjos caídos volta e meia aparecem por aí. Hoje eles estão no céu. No Novo Testamento é dito que "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça".

No sentido da criação, os únicos criados diretamente por Deus foram Adão e os anjos que são os únicos chamados de "filhos de Deus" no Antigo Testamento.Hoje quem crê em Cristo é chamado de "filho de Deus" porque nasceu de Deus. Fora isso ninguém é filho de Deus.


Gên_6:2  Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 
Gên_6:4  Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
Jó _1:6  E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 
Jó _2:1  E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. 
Jó _38:7  Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? 

Veja também http://www.respondi.com.br/2013/08/somos-criaturas-ou-filhos-de-deus.html

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça