fonte

O que é uma seita?



https://youtu.be/qsDXHHiAYgk

Quanto à sua pergunta, a palavra "seita" significa facção ou divisão. Os que usam esta palavra para designar religiões demoníacas estão usando a palavra errada. Na Bíblia ela aparece em Atos 5.17; 15.5; e 26.5 sempre se referindo a uma divisão dentro da religião judaica. Nada tinha de religião falsa ou demoníaca, pois o judaísmo foi instituído por Deus. Em Atos 24.5 e 28.22 a palavra seita é usada para se referir aos cristãos, que no princípio eram confundidos com alguma divisão existente no judaísmo, como eram os fariseus, saduceus e essênios. Portanto, está errado usar a palavra "seita" para se referir a alguma religião pagã ou não cristã.


Quando falamos "seita", estamos nos referindo a uma divisão dentro do próprio cristianismo. Pode até ser alguma denominação que tenha boas doutrinas e verdadeiros cristãos em seu meio, mas ainda assim será uma "seita", "divisão", "partido" ou "facção", que são todas estas palavras para designar uma mesma coisa, ou seja, algum grupo que queira se separar para se reunir em torno de algo que não seja somente a Pessoa bendita de Cristo.

A mesma palavra grega é traduzida 'seita' e é aplicada às seitas entre os judeus, como os Saduceus e Fariseus (At 5.17; 15.5; 26.5; 28.22). Heresias e seitas desenvolveram‑se cedo na Igreja, como resultado da ação da vontade do homem de uma forma ou de outra. A raiz da palavra grega significa "escolher" e demonstra que uma heresia é algo peculiar. A doutrina abraçada e colocada em destaque pode ser verdadeira em si mesma, mas pode ser exagerada ou colocada fora de seu contexto. O resultado disso é que um partido ou seita é formado (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pd 2.1). Aquele que adere a uma heresia é um herético, e depois da primeira e segunda admoestação deve ser rejeitado (Tt 3.10). Uma vez que Deus já deu, em Sua Palavra, tudo o que é necessário à Igreja, não há espaço para a escolha do homem ou para a vontade do homem: ele deve ser um humilde recebedor (1 Co 4.7).
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça